Quando você compra um móvel planejado, sempre vai em busca do melhor material para que seu dinheiro investido valha a pena. E uma das perguntas que mais recebemos é: qual a diferença entre MDF e MDP? Os materiais mais utilizados para a fabricação dos móveis planejados são o MDF e o MDP. Mas você já ouviu falar e sabe o que é cada um deles?
ENTENDA QUAL A DIFERENÇA ENTRE MDF E MDP
MÓVEIS PLANEJADOS COM MDF
- A sigla vem do inglês Medium Density Fiberboard, algo como placa de fibra de média densidade e essa placa é formada por uma aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. Para formar uma placa de MDF, várias outras placas mais finas são coladas uma em cima da outra com resina e depois fixadas com pressão, gerando assim uma placa uniforme, plana e densa.
- Existem espessuras que variam de 3mm a 60mm, dependendo da finalidade.
- Uma das principais diferenças entre o MDF e o MDP é que o MDF tem resistência superior.
- O MDF possui boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta, mas não dá o acabamento tão bom quanto o MDP. O MDF permite uma finalização em laca mais homogênea.
- É possível fazer peças arredondadas com o MDF.
- Utilizado em partes externas, pois é uma madeira com menos poros.
- O MDF verde é mais resistente à umidade e pode ser utilizado em ambientes úmidos sem preocupação.
- Perfeita para aplicação de verniz, colagem e encaixes.
MÓVEIS PLANEJADOS COM A LINHA LACCATO VALORIZAM OS MÓVEIS. MAREL SANTOS
MDP
- A sigla vem do inglês Medium Density Particleboard, em tradução livre, placa de partícula de média densidade. É um painel aglomerado de partículas de madeira aglutinadas entre si através de resina.
- O MDP tem boa capacidade de absorção de tinta e garante melhor acabamento.
- É formado por três camadas: uma mais grossa no meio e duas mais finas na superfície, para garantir mais resistência estrutural, ou seja, não empena e é perfeito para fazer furos com parafuso, já que não esfarela.
- Utiliza-se o MDP em móveis planejados na fabricação de portas, gavetas e caixas de armário.
- O MDP é mais econômico
- Não confunda o MDP com o antigo aglomerado, que esfarela.
Mesmo que haja diferenças entre MDF e MDP, o importante é saber a finalidade de cada um e saber também que o local onde você comprou seu móvel planejado os utiliza de forma correta, cada um com sua respectiva função.