Essa casa em Portland, nos Estados Unidos, fica sobre uma base que gira quando empurrada. Assim ela pode acompanhar a posição do sol da forma que se quiser.
A base giratória permite que a casa fique voltada para o sol, para receber mais luz e calor, ou então que fique na sombra quando está muito quente. Dessa forma ela se mantém quente no inverno e fresca no verão.
Acionamento manual da casa que gira
Alguns outros sistemas também permitem que a casa se transforme de acordo com a posição do sol. Mas essa casa tem o diferencial de ter seu acionamento manual. Isso permite que a casa seja giratória sem necessariamente custar muito caro. O acionamento automático é bastante prático e confortável, mas costuma ter um preço bem alto. A casa pode ser girada ao empurrar uma barra encaixada na base, sem grandes esforços. A casa é pequena, reduzindo o peso a ser empurrado.
Características da casa que gira
A pequena casa tem grandes vidros na parte da frente e é mais fechada na parte de trás. Com isso é possível escolher a quantidade de luz que a casa irá receber, deixando o lado aberto ou o lado fechado voltado para o sol.
A parte interna tem pé direito duplo, criando sensação de espaço, e conta com sala, cozinha, banheiro nos dois andares e o quarto no mezanino. Tudo isso em uma área construída de apenas 13 metros quadrados. A casa tem 3,6 metros de largura e de profundidade.
O projeto foi feito pela Path Architecture, que trabalha com o conceito de casas desconectadas da estrutura urbana. Mas os moradores quiseram ter vasos sanitários com descarga, e a casa foi também ligada à rede elétrica. Mas ainda assim ela faz parte da grande quantidade de mini-casas que vem sendo construída em vários países.