![](https://i0.wp.com/marelsantos.com.br/wp-content/uploads/2018/12/arq_73284.jpg?resize=818%2C545)
AS FORMAS
O orgânico vem junto ao movimento das tonalidades naturais: formas fluidas e sem arestas vem ganhando espaço para 2019. Nada no meio ambiente é quadrado, portanto a nova tendência é seguir o formato natural das coisas, sem cantos ou arestas. É claro que numa construção isto fica difícil de aplicar em um todo, porem que tal ter este tipo de formato em pontos como a piscina ou canteiros? Neste exemplo, a piscina foi feita em formato oval, e ficou bem interessante o contraste de sua forma com a construção de conceito cubista. A ideia não é construir uma residência totalmente curvilínea, e sim aplicar estas formas em certos pontos da casa, podendo ser na fachada, nos canteiros ou elementos no interior desta, com moveis ou decoração.
![](https://i0.wp.com/marelsantos.com.br/wp-content/uploads/2018/12/parede-verde-escura-objetos-de-madeira-cactus-e-suculentas-20170511-_t9a5065-edit.jpg?resize=620%2C458)
NATUREZA E CONSTRUÇÃO
Uma coisa que não sai de moda e que na verdade só se torna cada vez mais tendência: componentes naturais. Materiais como a madeira, pedras, a própria vegetação e cores que remetam ao meio ambiente estão cada vez mais em alta.Esta casa, por exemplo, brinca com orgânico e geométrico, externo e interno e é composta por diversos elementos naturais. Sua forma é predominantemente de linhas retas e planas, contudo possui formas orgânicas, como os pilares estruturais redondos, por exemplo. A ideia de fazer as portas de correr e abrirem completamente para o externo, o natural, também cria conexão com o nosso bem mais primitivo: a natureza.
REVESTIMENTOS QUE REMETEM AO MEIO AMBIENTE
Revestimentos que mesclam materiais como o concreto, com a madeira, que traz calor para a construção e remete ao natural.
![](https://i0.wp.com/marelsantos.com.br/wp-content/uploads/2018/12/Cozinha-planejada-estilo-provençal-em-santos-1024x683.jpg?resize=1024%2C683)
CORES
Uma das colorações que aparece como tendência na paleta de cores para 2019 é o roxo. Vindo como uma variação da grande febre que foi o rosa claro na decoração de 2018, chegou a vez de o roxo aparecer também. Por ser uma coloração mais forte e vibrante, é legal deixa-la para itens menores ou no caso de paredes, áreas não tão grandes, para não carregar demais o ambiente. Pode-se optar por tons mais pastéis ou claros vindos de variações do roxo forte também. Mas a ideia para 2019 é exatamente a de vibrar e celebrar as cores fortes, então não tenha medo de ousar!
ESTRUTURAS A VISTA
Mais uma tendência, seguindo a ideia do prático, inclusivo e livre: estrutura aparente. Onde há concreto ou vigas de concreto, mesmo que marcadas pelas fôrmas de obra, deixa-las aparecendo é mais um movimento para 2019. Aqui a intenção é de não esconder com reboco e tinta, o que foi feito em obra, e sim mostrar propositalmente. É uma ideia libertadora e não somente para aplicar com o uso do concreto, mas também com estruturas de iluminação, tubulação, telhado e até teto sem forro. É claro que se deve ter um bom Arquiteto para saber projetar e dosar este estilo, afinal ninguém quer uma casa com cara de que ainda está em obras, certo?